Sombrinha difusora x Softlighter


Ola galera! Hoje venho com alguns testes, na sequência, feitos por mim na garagem do meu prédio. No post anterior vimos a diferença, na prática, da potência do Canon 580EX II e o Yongnuo Yn-460 , agora veremos a diferença dos modificadores de luz: Sombrinha Difusora e Softlighter (ambos com aproximadamente 80cm de diâmetro).

1° Teste – Dispersão da luz (nesse teste vamos ver como a luz se comporta com os modificadores –  as configurações da câmera para todas as fotos de teste são: f/8 ; 1/160 s e ISO 100):

OBS: foi usado o flash Canon 580EX II em todas as fotos desse teste  😉

Sem modificador:

Vamos ao teste com a Sombrinha Difusora:

E por fim o teste usando o Softlighter:

Alguns comentários:

Como da para ver acima, com os 2 modificadores, você deixa a luz mais difusa porém perde alguns pontos de luz (que veremos no 2° teste). Outra coisa curiosa é o resultado da dispersão da luz com a sombrinha difusora, em que, ela joga luz de volta para o lado oposto ao flash…

Vou relatar alguns problemas que tive em trabalhos de fotos feitas dentro de algum lugar, como por exemplo, uma sala de uma casa . Ao fotografar usando a Sombrinha Difusora eu percebia algumas luzes indesejáveis rebatendo na modelo. Em fotos de corpo inteiro onde pegava mais um pouco de teto, usando a sombrinha em um angulo de 45°, aparecia umas sombras no canto superior como mostra na segunda foto do teste acima da Sombrinha Difusora.

Portanto decidi não usá-la mais em internas por não ter muito controle sobre essas luzes que rebatem. Ai que veio a ideia de comprar um Softbox, mas eu queria uma coisa mais prática. Na busca vi um making of da fotógrafa Annie Leibovitz onde ela usava um Softlighter, que é basicamente uma sombrinha prata fechada com o mesmo tecido da sombrinha difusora.

Fiquei com isso na cabeça e comprei 2 Softlighter (um de 110cm e outro de 85cm de diâmetro). Depois que testei fiquei muito satisfeito! Pois a luz dele é muito mais homogênea que a luz da sombrinha difusora e como vocês viram no teste acima ele pode ser direcionado sem vazar luz 😉

Vamos para o 2° teste

2° Teste – Perda de luz (nesse teste vamos ver quantos pontos de luz perde-se com os modificadores – não liguem para a minha cara de bocó! rsrsr – o flash ficou aproximadamente 1 metro de distância):

OBS: foi usado o flash Yongnuo Yn-460 em todas as fotos desse teste  😉

Sem modificador:

f/9 ; 1/160 s ; ISO 100

Vamos ao teste com a Sombrinha Difusora:

f/5,6 ; 1/160 s ; ISO 100

E por fim o teste usando o Softlighter:

f/4,5 ; 1/160 s ; ISO 100

Desse 2° teste da para perceber como os modificadores deixam a luz mais difusa, suavizando assim a sombra.

Um outro fato que constatamos é a perda de luz usando os modificadores:

Sombrinha difusora: perda de 1 ponto e 1/3 de ponto ( = 4/3 de ponto = 1,333… pontos)

Softlighter: perda de 2 pontos

obs: perda de 1 ponto = perda da metade da luz

A ideia desses testes é mostrar os pros e os contras de usar um ou outro modificador de luz. Como vimos a Sombrinha Difusora perde menos luz que o Softlighter. Entretanto o Softlighter produz uma luz mais homogênea, mais difusa(ao meu ver) e direcional que a Sombrinha Difusora

É isso galera!

Espero ter tirado a dúvida das pessoas que me perguntam sobre essa diferença.

Até a próxima!

fotos

12 comments

  1. Parabéns pelo post Daniel!

    Eu uso essa Umbrella da Photek e é a minha favorita! Faça um teste usando o disco prata dentro dela. Li que você ganha um ponto com isso.

    Grande abraço e parabéns pelo texto e por se dispor em compartilhar!!!

  2. Muito bom, cara! Parabéns pelo post.

    Mas hein, eu arriscaria dizer que esse tecido difusor do softlighter é mais grosso do que o da umbrella.
    Mas é apenas um palpite. Rs.
    Vê aí depois e me diz…

    Abração!

  3. Legal…obrigada por compatilhar.
    Gostaria se possível que postasse detalhes sobre o uso de Luz Continua.
    Obrigada.

  4. Cara, muito bom o post! Parabéns!

    Vc sabe me dizer onde consigo comprar essa umbrella da Photek no Brasil?

    Abs.

  5. Obrigado! Eu comprei no Mercadolivre mas nao é igual ao do Photek nao! Creio eu q o da Photek tem o tecido translucido em pano e mais grosso… Já esse q usei no teste tem o mesmo tecido da sombinha branca de tecido de plastico!

    Forte abraço!

  6. Qual o resultado sem o tecido difusor no rebatedor é que fiquei curioso… Simplesmente uma sombrinha rebatedora… qual a perde ocorrida sem o tecido do difusor. Ele influencia fortemente a perda de luz. Depende muito da qualidade do tecido. Parabéns pelo artigo.

  7. Belo teste e de uma utilidade tremenda. Que Deus abençoe você com muita saúde e prosperidade, pois poucos se dispõem em gastar tempo para ajudar outros e você fez isso. Grande Abraço!

  8. Muito bom o teste, Daniel. Pelas fotos parece que no softlighter o flash fica virado para dentro da sombrinha e não para fora, como acontece na sombrinha difusora e no flash direto. Creio que seja esse o fator que faz a luz no softlighter ter menos intensidade. Ela precisa rebater no fundo da sombrinha, pra depois viajar até o modelo, o que provavelmente a torna ainda mais difusa que os outros modificadores testados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.