Ola galera! Hoje venho com alguns testes, na sequência, feitos por mim na garagem do meu prédio. No post anterior vimos a diferença, na prática, da potência do Canon 580EX II e o Yongnuo Yn-460 , agora veremos a diferença dos modificadores de luz: Sombrinha Difusora e Softlighter (ambos com aproximadamente 80cm de diâmetro).
1° Teste – Dispersão da luz (nesse teste vamos ver como a luz se comporta com os modificadores – as configurações da câmera para todas as fotos de teste são: f/8 ; 1/160 s e ISO 100):
OBS: foi usado o flash Canon 580EX II em todas as fotos desse teste 😉
Sem modificador:
Vamos ao teste com a Sombrinha Difusora:
E por fim o teste usando o Softlighter:
Alguns comentários:
Como da para ver acima, com os 2 modificadores, você deixa a luz mais difusa porém perde alguns pontos de luz (que veremos no 2° teste). Outra coisa curiosa é o resultado da dispersão da luz com a sombrinha difusora, em que, ela joga luz de volta para o lado oposto ao flash…
Vou relatar alguns problemas que tive em trabalhos de fotos feitas dentro de algum lugar, como por exemplo, uma sala de uma casa . Ao fotografar usando a Sombrinha Difusora eu percebia algumas luzes indesejáveis rebatendo na modelo. Em fotos de corpo inteiro onde pegava mais um pouco de teto, usando a sombrinha em um angulo de 45°, aparecia umas sombras no canto superior como mostra na segunda foto do teste acima da Sombrinha Difusora.
Portanto decidi não usá-la mais em internas por não ter muito controle sobre essas luzes que rebatem. Ai que veio a ideia de comprar um Softbox, mas eu queria uma coisa mais prática. Na busca vi um making of da fotógrafa Annie Leibovitz onde ela usava um Softlighter, que é basicamente uma sombrinha prata fechada com o mesmo tecido da sombrinha difusora.
Fiquei com isso na cabeça e comprei 2 Softlighter (um de 110cm e outro de 85cm de diâmetro). Depois que testei fiquei muito satisfeito! Pois a luz dele é muito mais homogênea que a luz da sombrinha difusora e como vocês viram no teste acima ele pode ser direcionado sem vazar luz 😉
Vamos para o 2° teste
2° Teste – Perda de luz (nesse teste vamos ver quantos pontos de luz perde-se com os modificadores – não liguem para a minha cara de bocó! rsrsr – o flash ficou aproximadamente 1 metro de distância):
OBS: foi usado o flash Yongnuo Yn-460 em todas as fotos desse teste 😉
Sem modificador:
Vamos ao teste com a Sombrinha Difusora:
E por fim o teste usando o Softlighter:
Desse 2° teste da para perceber como os modificadores deixam a luz mais difusa, suavizando assim a sombra.
Um outro fato que constatamos é a perda de luz usando os modificadores:
Sombrinha difusora: perda de 1 ponto e 1/3 de ponto ( = 4/3 de ponto = 1,333… pontos)
Softlighter: perda de 2 pontos
obs: perda de 1 ponto = perda da metade da luz
A ideia desses testes é mostrar os pros e os contras de usar um ou outro modificador de luz. Como vimos a Sombrinha Difusora perde menos luz que o Softlighter. Entretanto o Softlighter produz uma luz mais homogênea, mais difusa(ao meu ver) e direcional que a Sombrinha Difusora
É isso galera!
Espero ter tirado a dúvida das pessoas que me perguntam sobre essa diferença.
Até a próxima!
Parabéns pelo post Daniel!
Eu uso essa Umbrella da Photek e é a minha favorita! Faça um teste usando o disco prata dentro dela. Li que você ganha um ponto com isso.
Grande abraço e parabéns pelo texto e por se dispor em compartilhar!!!
Muito bom, cara! Parabéns pelo post.
Mas hein, eu arriscaria dizer que esse tecido difusor do softlighter é mais grosso do que o da umbrella.
Mas é apenas um palpite. Rs.
Vê aí depois e me diz…
Abração!
Legal…obrigada por compatilhar.
Gostaria se possível que postasse detalhes sobre o uso de Luz Continua.
Obrigada.
onde encontro no brasil o Softlighter, valeu.
Parabéns pela iniciativa. Compartilhar informações é uma forma de ensinar e de aprender.
Muuuito bom esse post. Tambem to com vontade de comprar uns modificadores desses, viu?
Parabéns pelo artigo.
Parabéns pelo post, sempre estou por aqui dando uma conferida nas publicações. Abraços
PS. De uma olhada no site. Abraços
Cara, muito bom o post! Parabéns!
Vc sabe me dizer onde consigo comprar essa umbrella da Photek no Brasil?
Abs.
Obrigado! Eu comprei no Mercadolivre mas nao é igual ao do Photek nao! Creio eu q o da Photek tem o tecido translucido em pano e mais grosso… Já esse q usei no teste tem o mesmo tecido da sombinha branca de tecido de plastico!
Forte abraço!
Qual o resultado sem o tecido difusor no rebatedor é que fiquei curioso… Simplesmente uma sombrinha rebatedora… qual a perde ocorrida sem o tecido do difusor. Ele influencia fortemente a perda de luz. Depende muito da qualidade do tecido. Parabéns pelo artigo.
Belo teste e de uma utilidade tremenda. Que Deus abençoe você com muita saúde e prosperidade, pois poucos se dispõem em gastar tempo para ajudar outros e você fez isso. Grande Abraço!
Muito bom o teste, Daniel. Pelas fotos parece que no softlighter o flash fica virado para dentro da sombrinha e não para fora, como acontece na sombrinha difusora e no flash direto. Creio que seja esse o fator que faz a luz no softlighter ter menos intensidade. Ela precisa rebater no fundo da sombrinha, pra depois viajar até o modelo, o que provavelmente a torna ainda mais difusa que os outros modificadores testados.