Lente Canon e suas Siglas

By Daniel Marins / março, 19, 2011 / 0 comments
{lang: 'pt-BR'}

Ola galera!
Me fizeram há alguns dias atrás essa pergunta relacionada a siglas de lentes Canon: “Qual a diferença da sigla IS e a sigla USM?”

Respondendo a pergunta:
“A sigla IS nas lentes Canon significa Image Stabilization, ou seja, lentes com estabilização de imagem.
Já a sigla USM nas lentes Canon significa Ultrasonic Motor, ou seja, lentes que possuem um motor ultrasônico tornando o foco muito mais rápido e silencioso.”

Bem para não ter mais duvidas com siglas de lente Canon segue uma lista de todas as siglas e suas respectivas funções nas lentes:

CANON:

FD ->  Sistema Manual de lentes Canon que predominou no período de 1970 até 1980. É um sistema todo mecânico. Lentes com esse encaixe não são compatíveis com as câmera digitais e 35mm da linha EOS.

EOS -> Electro-Optical System (sistema eletro-ótico) – Nome do sistema das câmeras SLR da Canon e seus acessórios. Esse sistema foi lançado em 1987. São totalmente controladas eletronicamentes. Os ajustes do foco e abertura do diafragma são feitas eletronicamente por motores incorporados no corpo da lente.

EF ->  Electro Focus – Lentes com baionetas para o sistema EOS da Canon. Sendo lentes totalmente eletronicas.

EF-S -> Electro Focus Short Back Focus – Variação das lentes para o sistema EOS. As EF são feita para câmeras digitais com sensor FULL-FRAME (análogas ao tamanho da pelicula 35mm das câmeras analógicas). Já as EF-S são feita para as câmeras digitais que tem o sensor CROPADO (APS que são sensores menores que o sensor Full-Frame). Se você coloca uma lente EF ou uma EF-S numa câmera de sensor Cropado o valor da distância focal será multiplicado pelo fator de corte, que no caso da Canon é 1,6. Segue um exemplo:
Tenho uma Lente Canon EF 75-300mm e coloco numa câmera Cropada, para saber a verdadeira distância focal terei que multiplicar os valores por 1,6 ficando: 120-480mm

Focal length Effective focal length
(×1.6 crop factor)
Aperture range Mark Macro USM IS L-series DO
10–22mm 16–35.2 mm f/3.5–4.5 No Yes No No No
15–85mm 24–136 mm f/3.5–5.6 No Yes Yes No No
17–55mm 27.2–88 mm f/2.8 No Yes Yes No No
17–85mm 27.2–136 mm f/4–5.6 No Yes Yes No No
18–55mm 28.8–88 mm f/3.5–5.6 I No No No No No
I (Jap.) No Yes No No No
II No No No No No
II (Jap.) No Yes No No No
IS No No Yes No No
IS II No No Yes No No
18–135mm 28.8–216 mm f/3.5–5.6 No No Yes No No
18–200mm 28.8–320 mm f/3.5–5.6 No No Yes No No
55–250mm 88–400 mm f/4–5.6 No No Yes No No
60mm 96 mm f/2.8 Yes Yes No No No
fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Canon_EF-S_lens_mount

IS -> Image Stabilization (estabilização de imagem) – A lente com essa sigla indica que ela possui um estabilizador de imagem que permite usar baixas velocidades de obturador sem tremer. Pode ser desligado por uma chave que fica no corpo da lente. Em fotografia que precise usar velocidades do obturador muito baixas é aconselhado desligar o IS e colocar a câmera em um tripé. USM -> Ultrasonic Motor (motor ultrasonico) – A lente que possui essa sigla indica que é uma lente que possui um motor que faz o foco extremamente rápido e silencioso. L -> Luxury – São lentes que possuem uma qualidade otica e mecânica muito elevadas. É fácil identificar esse tipo de lente pois possuem uma faixa vermelha em volta do final do corpo da lente.  São lentes muito caras também. UD -> Ultra Low-dispersion Glass (vidro de dispersão ultra baixa) – Proporciona menor aberração cromática. É isso ai \o/

Se você tem alguma duvida e eu puder ajudar :
me manda um e-mail: contato@danielmarins.com.br
ou
me add no facebook: www.facebook.com/daniel.marins e me manda uma mensagem.
ou
me manda um tweet pro meu twitter: @DanielMarins
Que futuramente a resposta estará aqui no meu blog para ajudar outras pessoas que tem a mesma duvida \o/

Leave a Reply

Post Comment