Ola galera! 8)
Hoje trago um teste prático da utilização do Cartão Eye-fi :). No teste usei uma Canon XSi, um Cartão Eye-Fi 4GB Connect X2 e um Ipad da 1º Geração.
De forma empírica tirei as minhas próprias conclusões. 😉
Faz um tempo que comprei esse cartão Eye-fi 4GB Connect X2 e uso ele nos meus trabalhos e quando to passeando.
Já tinham me pedido pra escrever sobre esse cartão mas como de costume a vida corrida de fotógrafo e professor de fotografia não me deixou hehehe.
Antes vou explicar para os desavisados o que esse cartão faz de tão magnífico assim…
Simplificando as coisas: Você clica para fotografar, a foto é gravada no cartão Eye-fi e em seguida é enviado por Wi-fi uma cópia para o aparelho(Ipad, computador, celular etc) que estiver parelhado com o sinal do cartão.
Esse cartão Eye-fi 4GB Connect X2 é o mais simples e barato do site deles. A diferença básica do Connect para o PRO é que cabe mais fotos(8GB ou 16GB de espaço) e o Connect só envia o JPG enquanto o PRO envia o JPG e o RAW.
Eu comprei esse modelo Connect para testar e usar nas viagens para transferir rapidamente as fotos pro Ipad.
Já venho testando esse cartão em alguns trabalhos e como usar cabo conectado em coputador numa externa é muita das vezes inviável esse cartão Eye-fi veio pra me ajudar. Mas tem uns detalhes importantes que gostaria de compartilhar.
Para configurar basta intalar o Eye-fi App na Apple Store (tem versões pra Android 😉 ) e criar um login e senha. Aqui nesse link do suporte do Eye-fi tem um tutorial mais bem explicadinho >> www.support.eye.fi/features/direct/ios-eye-fi-app/.
Depois de instalado o aplicativo, configurado o cartão e feito o login vamos aos testes.
Na Canon XSi ao ligar a câmera ele já cria uma rede wireless ficando ligado enquanto a câmera estiver ligada. Nas câmeras mais novas(ex: Canon 5d Mark III) dá pra desligar a função de Wi-Fi pelo menu. Sabendo disso para que envie as fotos você não pode ficar com a mania de desligar a câmera toda vez que para de fotografar… até porque é a câmera que dá energia pro cartão enviar os arquivos via Wi-Fi.
Para começar a fazer a comunicação do cartão Eye-fi com o Ipad você tem que abrir o aplicativo instalado anteriormente.
Clique no ícone >>>
–
–
Fazendo com que abra o aplicativo >>>
–
–
Tem umas configurações importantes antes de começar o teste:
Clique na engrenagem no canto superior esquerdo para alterar as configurações. Vai abrir a tela abaixo:
Clique em “Application Preferences”:
E configure colocando “Prevent sleep” em ON, evitando que o Ipad desligue a comunicação com o cartão quando ficar um tempo sem usar 😉
OBS: Caso queira, pode ativar o “Full Screen”, fazendo com que a ultima imagem baixada pelo Ipad seja aberta em tela cheia. Eu prefiro deixar desligado e quem tiver com o Ipad na mão escolhe a imagem pela miniatura para ver maior.
Agora vá na câmera e coloque em OFF o “Desligar auto” fazendo com que a câmera não entre mais em “Standby”. Com isso configurado podemos usar sem que fique desligando a comunicação toda hora…
Vamos falar agora dos testes que fiz da velocidade da transferência:
A Canon XSi fotografa RAW+JPG mas o JPG que ele grava é na maior qualidade(L/Fine) sem a possibilidade de mudar como na minha Canon 5D mark II.
Como por enquanto não chegou meu Adaptador de cartão SD para CF tenho que usar o cartão Eye-fi na Canon XSi.
Testei o tempo de transferência (com um cronômetro) da foto em JPG de 12MP (L/Fine) da Canon XSi que em média tem o tamanho de 4MB:
O tempo médio(fiz a contagem 3 vezes e fiz a média aritmética) do momento que clico para tirar a foto até transferir totalmente a foto em JPG de 12MP(L/Fine) pro Ipad 1º geração foi de 15 segundos. Talvez se tivesse usando um Ipad mais novo com um processador melhor demorasse menos para carregar o arquivo depois de já baixado. O tempo médio para apenas baixar o arquivo foi de 11 segundos. Podemos concluir que o Ipad 1º geração demora 4 segundos para carregar um arquivo de 4MB e liberar para visualização no aplicativo.
O teste acima foi feito com o Ipad a uma distância de 1 metro da câmera. Percebi numa viagem que ele transferia mais rápido o arquivo quando a câmera estava mais próxima do Ipad. Fiz o teste cronometrando nas mesmas condições acima mas com a distância de 25cm: O tempo médio do momento que clico para tirar a foto até transferir totalmente a foto pro Ipad 1º geração foi de 11 segundos. O tempo médio para apenas baixar o arquivo foi de 7 segundos.
Testei também a velocidade de transferência do JPG de 6.3MP (M/Normal) da Canon XSi que se equipara com os 5.2MP (S/Normal) da Canon 5D Mark II. O tamanho de ambos os arquivos fica em média perto dos 700KB.
O tempo médio do momento que clico para tirar a foto até transferir totalmente a foto pro Ipad 1º geração foi de 5 segundos. O tempo médio para apenas baixar o arquivo foi de 3 segundos.
Sendo muito mais viável esperar de 5 até 3 segundos para visualizar a foto no Ipad transferindo o JPG de 5.2 MP (S/Normal) da Canon 5D Mark II (RAW+ JPG – S/Normal) do que o JPG de 12MP(L/Fine) da Canon XSi (RAW+JPG) que sou obrigado a usar para ter uma copia em RAW no cartão.
Mas pra isso preciso esperar chegar o adaptador Compact Flash que permite colocar um cartão SD dentro como mostra o vídeo abaixo:
Hoje em dia eu uso mais pra carregar as fotos pro Ipad depois do ensaio ou vou clicando e deixo ele uplodando a foto e o produtor ou o assistente vai vendo, mas não em tempo real (como gostaria 🙁 ) porque demora de 15 a 11 segundos como vimos no teste…
Mas quero em breve usar na 5D mark II e colocar o JPG no menor tamanho e poder fotografar e visualizar em tempo real no Ipad e gravando o RAW no cartão Eye-fi. Quando chegar o adaptador eu faço uns testes e atualizo aqui. 😉
Bem galera espero ter esclarecido as dúvidas de quem tinha me perguntado sobre esse Cartão SD Eye-Fi. 🙂
É isso ai galera!
Siga-me no Twitter > @DanielMarins e curta a minha Página no Facebook
Criei um Instagram recentemente! Segue la também!!! @dmfotografo
Até a próxima
Boa tarde meu caro Daniel. Qual seria a maior distância de comunicação com o destino da imagem? Eu estive vendo sobre o sistema da NIKON, mas ainda fiquei decepcionado por ser útil apenas para distâncias de até 150m. Imagino que esse sistema seja ainda de menor alcance, todavia, o custo também deve ser bem menor. Grato.
olá,
Comprei um destes cartões em NY na B&H, funcionou muito bem, consegui transferir para o IPad. O problema é: como que faço para retirar as fotos do IPad? Pois só consigo vê-las pelo Eyefi Mobi instalado no IPad. O cartão, quando coloco no leitor de cartões para tentar abrir no PC, pede para format-lo. Se você tiver alguma sugestão agradeço!
Abraço!
Lauro