Tipos de Cameras

Vou colocar aqui uma listagem de todos os tipos de câmeras!

Uma coletânea que contem desde as câmeras analógicas rústicas como uma pinhole até a uma camêra de Médio Formato Digital de ultima geração:

TIPOS DE CÂMERAS

PINHOLE:
Pinhole nada mais é que a essência das câmeras fotográficas. Do inglês PIN quer dizer AGULHA e HOLE vêm de BURACO, ou seja, “buraco de agulha”. Nada mais é que o principio de câmara escura que se usava no século XV (figura 2). Para fazer uma câmera pinhole é simples. Basta pegar uma caixa e fazer um furo bem pequeno, um furo de agulha (que será seu diafragma) e perceber que se forma a imagem invertida e de cabeça pra baixo na parede oposta ao furo. E nessa parede você coloca um filme de negativo e depois manda revelar. Dá pra fazer uma câmera pinhole com tudo: Lata, caixa-de-fósforos, caixa de leite, câmeras fotográficas (é só não usar lente e colocar a tampa da lente na câmera e fazer um furo de agulha na tampa como na figura 1) etc…

GRANDE FORMATO:

São câmeras grandes e muito pesadas. Lembra bastante as câmeras dos fotógrafos “lambe-lambe” de antigamente. Entretanto essa câmera produz negativos grandes, por exemplo, de 10×8 cm. Tendo, assim, uma qualidade insuperável. A sanfona permite ajustar a distância focal. Era muito utilizada para fotografia de paisagem e publicidade.

MÉDIO FORMATO:
·        Twin-Lens Reflex (TLR):

Era muito popular nos anos de 50 e 60. Essas câmeras produzem negativos de 6×6 cm (filme 120), sendo excelentes para ampliações. Ela tem 2 lentes, a de cima é para visualizar a fotografia e a de baixo é para sensibilizar o filme. Chama-se de “Reflex” porque possui um espelho que reflete para cima a imagem que é obtida pela primeira lente, para ser projetada no visor. Como a lente que enquadra é diferente da lente que faz a fotografia você tinha o erro de paralaxe.

·        Single-Lens Reflex (SLR):
São a câmeras preferidas por fotógrafos de moda, já que podia-se fazer ampliações enormes sem perder muito a qualidade. Ela só possui uma lente por isso o “Single”, fazendo sumir o erro de paralaxe existente nas TLR. O esquema de espelhos eh simples veja abaixo:

O que se via era exatamente o que iria aparecer na foto. Esse sistema se chama Through-The-Lens TTL ou Através-Da-Lente. Com isso dava pra fazer medições mais precisas também.

35mm:
·        Single-Lens Reflex (SLR):
São câmeras profissionais mais portáteis, menores e mais baratas que as câmeras de grande formato e as de médio formato. Usam filme 135. Ela possui todos os controles de ajustes de foco, abertura e velocidade.
As SLR de 35mm tem como característica, além do espelho, o uso do prisma, que permite que você olhe no visor a imagem refletida no espelho de forma correta e não invertida como ocorre no médio formato quando se olha diretamente por cima da câmera. Existem dois tipos de SLR 35mm:

– SLR Eletrônica:
São câmeras que possuem foco automático, identificadores de ISO dos negativos, definições pré-definidas (paisagem, retrato, noite, velocidade etc), usam pilhas para sustentar o sistema eletrônico, ou seja, se acabar a carga da pilha você não fotografava.

– SLR Manual:
São completamente manuais e mecânicas. São resistentes. A única bateria que ela usa é a do fotômetro, ou seja, se acabar a bateria você ainda consegue fotografar, só não conseguirá fotometrar, mas nada que um pouco de experiência não te ajude nos chutes.

·        Rangefinder ou Visor Lateral:
O sistema de visualização da imagem que será fotografada é separada. Com uma lente lateral (como nas Twin-Lens Reflex). Eram câmeras menores e mais silenciosas pois não utilizavam espelho antes do obturador como nas Reflex. Tem erro de paralaxe, ou seja, a imagem que se vê no visor é ligeiramente deslocada da imagem registrada no filme.
Exemplo: Leica M8 (digital)

·        Compactas – “point and shoot” (aponte e dispare):
Câmeras mais baratas e populares. É parecida com a Rangerfinder mas não se compara em qualidade e sofisticação delas. Normalmente não permite ajustar foco, nem velocidade do obturador e abertura do diafragma. O único botão é o de clicar para tirar a foto. Como não são Reflex e assim não sendo TTL você também tem o erro de paralaxe, mais evidenciado em distâncias curtas.

DIGITAIS:
·        Câmeras de Celular:
Com a era digital possibilitou incorporar câmeras fotográficas em qualquer objeto eletrônico, e um deles é o celular. Sendo uma das funções entre zilhões de outras funções é o mais usado. Como você leva o celular para qualquer lugar, você sempre tem a disposição uma câmera fotográfica e não deixa de registrar nenhum momento. Entretanto a qualidade da imagem é muito inferior que de uma câmera profissional.

·        Ultra-compactas:
São câmeras pequenas, muito portáteis. Podendo ser carregada para qualquer lugar. Alguns fotógrafos a chamam de “câmera-de-chaveiro”. Elas são mais caras que as compactas, por ser menor e mais elaborada. Possuem zoom de 3 até 5 vezes. Seu sensor consegue ser menor que de uma câmera compacta. Gerando, assim, mais ruído em ISO elevados.

·        Compactas:
São as mais comuns ultimamente. Baratas e fácil de carregar. São conhecidas como “point and shoot” (aponte e dispare), igual as compactas de 35mm. A diferença para as câmeras CMOSLCD e já vê como que ela vai sair antes mesmo de tirar, e se ficar ruim você apaga e tenta de novo. São limitadas nos ajustes como as Compactas  35mm.

·        Bridge ou Super-zoom:
São câmeras que estão na transição da compacta para as profissionais. Tem ajustes manuais de velocidade de obturador, abertura de diafragma, sensibilidade ISO, balanço de branco, fotografa em RAW, algumas tem sapata para flash e possuem uma lente de zoom que pode chegar até 20x. São mais caras e maiores que as compactas.

·        EVIL (Electronic Viewfinder, Interchangeable Lens):
É a nova moda atualmente. A câmera que alguns chamam de EVIL(Electronic Viewfinder, Interchangeable Lens ou “Visor Eletrônico e Lentes Intercambiáveis”) e outros chamam de MILC(Mirrorless Interchangeable Lens Câmera ou “Cameras de Lentes Intercambiáveis Sem Espelho”)
São câmeras compactas, com sensor maior (APS) com lentes profissionais e intercambiaveis, sem espelho e com funções avançadas. São mais caras que as compactas e tem o preço parecido com as Super-Zoom. Você não vê a imagem refletida no espelho como nas SLR, vê direto como ela vai sair como nas câmeras compactas. Mas por possuir sensor maior e lentes melhores sua qualidade é muito melhor que de uma câmera compacta

·        Digital Single-Lens Reflex (DSLR):
Como nas câmeras SLR 35mm essa câmera possui um espelho fazendo 45º com o sensor e um pentaprisma para que você veja a imagem em um sistema TTL (Through-The-Lens ou “Através-Da-Lente”). Tem todas suas funções manuais, foco automático de precisão, mudança de balanço de branco. Algumas tem sensor FULL-FRAME (equivalente ao tamanho das películas das SLR 35mm. Ex: Canon 5D ou Nikon D700) e outras sensores CROPADOS (que são os sensores 1/3 menor que as Full-Frame ex: Canon 7D ou Nikon D7000). É um pouco mais cara que as outras câmeras acima, mas ultimamente é bastante popular entre os profissionais e amadores.

·        MÉDIO FORMATO DIGITAL:
São câmeras de custo muito elevado. Usadas para fotografia de moda e publicidade, pois permite ampliar a fotografia, por ter um sensor maior que o de uma DSLR. Seus acessórios são bastante caros também. Mas sua qualidade é inigualável como as Câmeras de Médio Formato Analógicas. A empresa sueca Hasselblad é referência.  Um exemplo é a Hasselblad H3DII-50MS que custa
R$ 57.000,00.

Espero ter ajudado! 🙂
Se você tem alguma duvida e eu puder ajudar :
me manda um e-mail: contato@danielmarins.com.br
ou
me manda um tweet pro meu twitter: @DanielMarins

Que futuramente a resposta estará aqui no meu blog para ajudar outras pessoas que tem a mesma duvida \o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.