Como montar um portfolio

Ola Galera!

Demorei um pouco pra voltar a escrever aqui, mas muitas coisas aconteceram e não me sobrou tempo.. na verdade ainda não to com muito tempo livre mas estou aqui para responder aos que me perguntaram como montei meu portfolio. Neste artigo falarei como montar um portfolio também 😉

Um portfolio para um fotógrafo é mais importante que seu currículo. Digo isso porque já consegui trabalhos onde os clientes olharam meu portfolio e me contrataram. Como sou autodidata não tenho um curriculo muito recheado, portanto me resta mostrar aos meus futuros clientes o meu trabalho pelo meu portfolio.

Sabendo dessa importância do portfolio eu escolhi os melhores trabalhos que já fiz e montei o portfolio em 3 formatos (web com domínio registrado, pasta portfolio com fotos impressas e visualizando no Ipad).

Antes de começar a falar de cada formato vamos a primeira etapa:

Escolha das fotos para colocar no portfolio

O bacana é montar um portfolio com 20 a 30 fotos pra não ficar muito sacal para quem estiver olhando. O meu, por exemplo, coloquei 20 fotos. As pessoas querem saber rapidamente o que você faz, até porque uma agencia vê vários portfolios e quanto mais rápido você passa como é o seu trabalho melhor ;). Fora que é melhor apresentar 20 mega fotos do que 100 fotos mais ou menos.

Essa escolha tem que ser certeira. Escolha as 20 ou 30 melhores fotos e coloque no portfolio. Se preciso mostre para amigos que já conhecem seu trabalho para te dar algum toque(até porque eles podem lembrar de alguma foto que você esqueceu de colocar ou ver alguma e te alertar e te fazer pensar se deve mesmo escolher ou não aquela foto) e também para pessoas que nunca viram seu trabalho, observe a reação delas para cada foto escolhida. Isso me ajudou muito a escolher as fotos que foram pro meu portfolio. 😉

“Mas Daniel eu não tenho nem 15 fotos que eu considere excelente.”

Resposta: Então ainda não chegou a hora de voce montar um portfolio… Tente fazer mais trabalhos. Se precisar faça de graça, alugue estúdio, pague maquiadores e modelos… invista em seu portfolio porque ele será sua porta de entrada para um trabalho.

Outro ponto importante é escolher as fotos de acordo com o tipo de cliente que voce busca. No meu caso, por exemplo, montei meu porfolio voltado para fotografia de moda, não teria cabimento ir vender meu peixe pra fazer trabalhos de formatura, casamento, aniversario, batizado, book gestante etc. Monte seu portfolio de acordo com o tipo de cliente que vá atacar. E também não adianta fazer um portfolio pra fotografia de casamento e no meio introduzir umas fotos de moda… Seja coerente! Se necessário tenha mais de um portfolio, por exemplo: Um portfolio de Casamento, outro de book 15 anos, outro de retratos, outro autoral e assim vai.

Depois de escolhidas as fotos vamos à próxima etapa:

Escolher o formato do seu portfolio

Como dito antes eu fiz o meu portfolio em 3 formatos:

–  Portfolio Online (Web com domínio registrado > www.danielmarins.com.br)

– Pasta portfolio com fotos impressas

– Visualizando no Ipad

Vou explicar porque fiz os 3 formatos. O Portfolio Online eu mando por e-mail ou a pessoa pode ver facilmente pelo próprio computador. O Portfolio Impresso é para levar pessoalmente nas agencias, hoje em dia como tudo é digital chegar com uma foto impressa chega até ser diferente e dependendo do cliente ele vai  preferir ver uma foto impressa do que apenas no monitor. Já o uso do Ipad para mostrar o portfolio é pela sua praticidade, posso estar viajando sem meu portfolio impresso e rapidamente mostrar meu trabalho pela tela do Ipad que é magnífica.

Vamos agora falar de cada um separadamente:

Portfolio Online

Você pode escolher fazer um site com domínio registrado ou usar algum site de portfolio como o Carbonmade ou Flickr ou Behance ou outro.

Caso queira fazer um portfolio online em formato de site com espaço para portfolio, biografia, projetos e blog , como o meu, terá que contratar um webdesigner. Ai a brincadeira começa a ficar mais cara. Mandar fazer um site pode custar de 800 a 2000 reais. Ou aprenda HTML, PHP, CMS (Ex: WordPress.org ou Joomla), My SQL, Flash, FTP etc. Pode também optar fazer um site no Wix, sai mais barato mas não vejo a mesma liberdade que ter um site em CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

Pasta portfolio com fotos impressas

Esse formato é o mais clássico. Com certeza o impacto de uma foto impressa é muito melhor do que uma foto visualizada em um monitor, até porque não se tem um padrão de monitores, caso você envie para uma pessoa suas fotos por e-mail ela irá ver as fotos no monitor dela que pode ser escuro, azulado, resolução errada(ficando repuxado) etc. Já numa foto impressa a pessoa irá ver da mesma forma que todos. Mas não me venha com fotos impressas em minilab… Até porque os minilabs da vida não seguem muito um padrão de impressão… igual aos monitores…

Portanto procure um laboratório bom que possua impressoras fineart e escolha um bom papel. Nas fotos do meu portfolio impresso eu fiz na PandoraPix (indicação do meu amigo Leandro Neves) em Papel Algodão Hahnemühle e tamanho de 30x20cm. Mandei as fotos em TIFF, espaço de cor Adobe RGB e com a borda. A galera do PandoraPix foi super rápida! Aproveito para deixar aqui meu agradecimento a Tatiane Guinle e ao Marcelo Carrera pela dedicação e paciência 🙂

Depois de ter as fotos impressas você terá que escolher uma pasta portfolio. Ela pode ser simples e barata como essa encontrada na Kalunga ou mais sofisticada feita em couro como a que escolhi para proteger o meu portfolio.

Aqui algumas fotos da pasta portfolio(esse é o chamado “Pasta Portfolio Classico”):

Essa pasta eu fiz com o grande Omar Ramon Olguin, que faz trabalhos para grandes empresas, e me atendeu com toda a dedicação e em 2 dias ele fez a pasta e me enviou via sedex de São Paulo, chegando no dia seguinte aqui no Rio de Janeiro. Recomendo muito! Nada melhor que uma pasta de qualidade para proteger seu trabalho. Obrigado Omar 🙂

Visualizando no Ipad

Para finalizar eu comprei um Ipad e coloquei minhas fotos para mostrar quando não tivesse em mãos o portfolio impresso. Você pode usar tanto um Ipad da 1º geração (que é a que uso) como o da 3º geração (que tem a “Tela Retina” com resolução de 2048 por 1536 pixels, ou seja 264DPI ). Eu comprei de um amigo o Ipad da 1º geração por ser mais barato e por ter a visualização de foto com a cor mais fiel que a do Ipad da 2º geração(foi o que achei quando comparei ao vivo e que li sobre). Claro que ele não tem a resolução da tela do Ipad da 3º geração, mas não achei vantagem pagar o dobro do que paguei no Ipad da 1º geração(resolução de 1024 por 768 pixels, ou seja 132 DPI) com 3G e 64GB. Já tive gente me perguntando por que comprei o Ipad e não um outro Tablet de outra marca. E a resposta é que simpatizei com as cores e brilho do monitor do Ipad. Em outro artigo nomeado “Aplicativos de tablet para fotógrafos” tinha falado que comprei um tablet de 350 reais novo com android… mas acabei me arrependendo pois a tela dele era muito ruim(igual a tela de notebook que muda de brilho dependendo da posição) e quando virava para ver a foto na vertical ele repuxava a foto…

Portanto tive que investir um pouco mais e comprar o Ipad que tem a tecnologia IPS na sua tela de LED de 9,7 polegadas. Como o Ipad da 1º geração e o da 2º geração tem a resolução de 1024x768px eu preparei as fotos para por nele com a resolução de 2048x1365px que dá a possibilidade da pessoa que ta vendo dar um zoom de 100% e a foto ainda ter definição.

Bem galera espero ter ajudado 🙂

Me siga no Twitter > @DanielMarins e curta a minha Página no Facebook

Até a próxima 😀


4 comments

  1. Muito bom!!
    Já me abriu o entendimento para alguns detalhes.
    Abração!
    God bless you!

  2. Obrigado pelas dicas, gostei muito, pensei em fazer um portifólio encadernado com umas 4 folhas para casamento, umas 4 para 15 anos, outras para gestante, etc. Mas achei que iria ficar papagaiado, acho que irei fazer um de casamento, o restante apresento virtualmente.
    Valeu

    Ramon Zac Belo Horizonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.