1Flash + Papel celofane amarelo + Vestido branco

Ola galera venho com mais um artigo mostrando como fiz as fotos do meu último trabalho autoral com a maquiadora Priscila Baroni chamado “The Look Into The Unknown” que pode ser traduzido como “O olhar para o desconhecido”. As fotos mostram como encaramos a nossa realidade quando nos deparamos com o desconhecido, que ao mesmo tempo é instigante e assustador. E na maioria das vezes quando não conseguimos escapar, acabamos nos transformando e fazendo parte dele. Veja o artigo que foi colocado no Atelliê Fotografia falando do editorial

Para simbolizar o desconhecido eu uso a floresta onde a personagem (modelo Libiana Maroon) entra e acaba se perdendo. Ao longo das fotos vamos mostrando que ela acaba se transformando e se adaptando a floresta (“o desconhecido”). A maquiadora Priscila Baroni faz um ótimo trabalho na mudança da maquiagem mais clean (primeiro momento com o vestido branco) para uma mais marcada e forte (vestido preto).

Para mostrar a mudança eu faço uma foto em que as folhas da floresta envolvem a personagem, como se estivesse a engolindo. E na sequência faço um enquadramento mais fechado, evidenciando a mudança da maquiagem e o vestido que deixou de ser um tomara que caia para um preso no ombro. 😉

Outra coisa que dá para perceber(mas é bem sutil) é que no início das fotos o tom meio azulado predomina no fundo e nas sombras do vestido branco, mas quando a personagem se transforma(vestido preto) o fundo já não fica nessa tonalidade.

OFF: Isso me faz lembrar quando eu comecei a fotografar profissionalmente (ganhar dinheiro). Sempre achei que as fotos eram por acaso ou o fotógrafo tinha uma ligeira ideia do que queria e fazia na hora. Remetia a famosa frase do cineasta Glauber Rocha: “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”.  Mas quanto mais eu estudava e entendia como uma foto de moda surgia via que não bastava apenas ter uma breve idéia e uma câmera na mão. Você precisava saber muito bem o que ia fazer e ter tudo planejado. Ai que o briefing se torna essencial. Eu sigo a escola de Richad Avedon, na questão de ser muito minucioso com a iluminação e gostar de planejar minhas fotos antes, desenhando um esboço. Antes que venham me criticar(as tietes de plantão) e achar que estou falando mal de Glauber Rocha ou de outro fotógrafo eu digo que essa é minha opinião, meu modo de trabalhar e sou feliz assim 🙂

Voltando ao artigo:

Para fazer esse fundo azulado usei o Balanço de Branco. Muitas pessoas me perguntaram como fiz as fotos desse editorial e se tinha usado o Photoshop para dar o efeito.

Todos sabem ou deveriam saber que se você tem uma luz branca (luz do dia = 5200k) e coloca na câmera que a luz é amarela (luz fluorescente branca = 4000k) acaba vendo o filtro azul de correção do balanço de branco.

Sabendo disso coloquei na câmera que a luz era amarela (luz fluorescente branca = 4000k), mas a luz era branca porque era 14h, dando assim esse tom azulado no fundo e no vestido.

Para iluminar a modelo utilizei um flash. Mas como todos sabem o flash produz uma luz branca, portanto iria deixar ela mais azulada ainda. Com isso coloquei uma gelatina de cor amarela(que já ensinei aqui no blog como fazer) na frente do flash e joguei na modelo:

E pronto consegui fazer o efeito que queria. Dando o contraste da personagem com a floresta(o desconhecido) 🙂

Tudo isso planejei nos meus rascunhos que faço no bloquinho de anotações que sempre carrego comigo… 😉

Quando começa o entardecer todos sabemos que a luz fica mais amarelada. Com isso as fotos em que a modelo está de vestido preto o fundo não fica mais azulado como você pode ver na foto abaixo:

Diminuindo assim o destaque que havia antes quando ela ainda “não fazia parte do desconhecido”.

Espero que tenham entendido e visto que precisa-se pensar mais antes de pegar uma câmera e sair clicando 🙂

Fica a dica!

Vejam o Vídeo de Making of das fotos :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.