Fotografando show sem uma “lente f/2.8”!


Voltando a postar no meu blog e inaugurando o novo blog aqui junto do meu site. Se você ler a minha biografia vai ver que eu comecei minha carreira profissional fotografando shows como dos cantores: Fábio Junior, Alexandre Pires, Paralamas do Sucesso e outros. Mas não pensem vocês que eu tinha todo equipamento que eu precisava… Como todo e bom iniciante na fotografia ou universitário não tem dinheiro, são todos duros(não que eu seja rico hoje em dia hehe). Para começar eu só tive dinheiro pra comprar uma câmera de entrada da Canon (Rebel XS) que veio com aquela lente EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 com IS … Que é uma lente escura… O primeiro show que fotografei em toda vida foi do cantor Fábio Junior… Imagina a pressão que era na cabeça de um iniciante… Era a primeira vez que fotografava um show, eu tinha uma lente escura e era o único fotógrafo da casa… Estavam confiando em mim para ter as fotos… Então fui até o meu lugar (fiquei na área vip pra tirar fotos de frente dele) e fiquei esperando o show começar e pensando em todas as adversidades que estavam à minha espera (exagerado hehehe)

Quando começou o show eu percebi que a iluminação era muito boa! Logo fiz uns testes… Vi que se eu quisesse usar uma velocidade de obturador acima de 1/30 s com abertura de diafragma de 5.6 eu teria que usar o ISO 800, porque se não ficaria muito escuro ou tudo ficaria borrado e tremido com velocidades abaixo de 1/30 s, mesmo com o IS(estabilizador de imagem) ativado. A minha câmera ia até o ISO 1600, mas ficava com muito ruído então voltei a usar o ISO 800 e foi assim até o final do show. Essa lente vai até  a abertura de f/3.5 , mas isso é em uma distância focal de 18mm, se eu tiver em 18mm(grande-angular) com f3.5 e der um zoom pra 55mm o diafragma pula pra f/5.6 diminuindo 1 ponto e 1/3 de luz, então tem que ter bastante cuidado com essa lente.

As especificações da foto acima são Câmera: Canon Rebel XS – f/4.5 – v 1/30s – ISO 800 – DF: 33mm mas ela não saiu com aquelas cores e nem com aquele brilho. Ai que vem o “pulo do gato”. Como eu não tinha dinheiro pra comprar uma lente zoom de abertura f/2.8 ou outra lente fixa de aberturas menores eu tive que apelar para o photoshop, para obter as cores que eu vi no show e dar um ganho no brilho!

Olha aqui a foto que saiu da minha câmera quando cheguei em casa:

Para chegar naquela luz da primeira foto e naquela cor eu fiz 3 processos:

1° Apliquei o AJUSTES > CURVAS  ou CTRL+M:

2° Apliquei AJUSTES >  SOMBRA/REALCES (ou Shadows/Highlights, muito cuidado aqui porque qualquer deslize acaba estragando tudo, aumente pouco a intensidade da Sombra ou Shadow, para evitar muitos ruídos):

3° E por fim aplicava um Ajustes > Corresponder Cor (mexa especificamente na “Intensidade de cor” não aumente muito):

Não sei se os ajustes que eu fiz na época foram exatamente esses, mas sei que cada foto passou por esses processos.

Fazer uma fotografia e seu tratamento posterior é como fazer um bolo, você tem as instruções e a lista dos ingredientes, mas cada pessoa faz de um jeito diferente, uns botam mais açúcar outros botam mais farinha outros mais fermento e assim vai.

Eu só estou mostrando como que eu fiz essa foto com os recursos que eu tinha. Não estou falando que não deva usar uma lente com aberturas maiores para aumentar a velocidade e diminuir o ISO (esse é o ideal). Mas se você não tiver essas lentes não se desespere hehehe…

Segue abaixo algumas fotos minhas de shows de como elas foram publicadas, como que elas eram antes do tratamento acima e um comentário:

Show cantor Alexandre Pires
Camera: Canon Rebel XS – f/4.5 – v 1/60s – ISO 800 – DF: 32mm
Show cantor Alexandre Pires
Camera: Canon Rebel XS – f/3.5 – v 1/80s – ISO 400 – DF: 18mm

Nessas fotos acima eu dei um ganho no Ajuste Curvas (CTRL+M). Foi um outro show que teve uma iluminação fantástica! Mas o Alexandre Pires é muito mais dinâmico que o Fábio Junior me obrigando a usar velocidades mais altas como 1/60 s pra cima com o IS ativado.

Mas nem sempre a gente fotografa em uma casa de shows com equipamentos de iluminação de ultima geração etc… Fotografei o Show da Hananza no Teatro Odisseia que fica na Lapa – RJ veja só:

Show cantora Hananza
Camera: Canon Rebel XS – f/5.6 – v 1/80s – ISO 800 – DF: 55mm
A Curva pra essa foto acima da Hananza
Participação especial no Show da Hananza
Camera: Canon Rebel XS – f/5.6 – v 1/25s – ISO 800 – DF: 51mm
Curvas para a foto acima

A Hananza é outra que se movimenta bastante em palco me obrigando a usar velocidades como 1/80 s pra cima. Como a foto ficou bastante escura usei o “Curvas” (CTRL+M) pra aumentar a luz e assim dando um realce nas cores!

Espero ter respondido as pessoas que me perguntaram como que fiz as fotos do meu portfolio de SHOW. 😉

Espero ter ajudado! 😀

Se você tem alguma duvida e eu puder ajudar :
me manda um e-mail: contato@danielmarins.com.br
ou
me manda um tweet pra (se quiser me seguir também): @DanielMarins

Que futuramente a resposta estará aqui no meu blog para ajudar outras pessoas que tem a mesma duvida \o/

hadows/Highlights

4 comments

  1. Bom dia Daniel!
    Sou iniciante MESMO na fotografia. Nikon D3100, lentes 18-55mm e 55-200mm(só agora e pq tava baratinha).
    To conhecendo o seu trabalho e o seu blog agora. O primeiro post que vi foi esse aqui.
    Cara, foi direto no meu tormento: fotografar show com pouquíssima luz e com lente escura (kit 18-55mm). Seu relato foi SUPER importante, esclarecedor e animador.
    Estou gostando muito de suas dicas, relatos, experiências etc.
    Meus parabéns!
    God bless you!

    Marco Tullio

  2. Daniel,

    Domingo agora(18/12) tem outro show do ULTRALEVE no Planet Music. Vou me espelhar no seu relato e em suas dicas!

    God bless you brother!

    Marco Tullio

  3. Opa fico feliz de estar te ajudando meu caro 🙂
    Depois me mostra as fotos \o
    boas fotos la no show

    forte abraço \o

  4. Oi Daniel,

    Esse é o problema de todo iniciante na fotografia.. =P lentes escuras hehe.. Eu consegui fotografar um espetáculo de dança com uma 55-250 IS 3.5-5.6 também.. =P pense no sacrifício…=x dança nunca pára praticamente né.. =P Mas até que consegui uns resultados que gostei bastante.. Se quiser dar uma olhada tem aqui: http://www.flickr.com/photos/tchela_vih/sets/72157628314565973/ Meu problema é que não sou muito boa na pós.. =P Então nem sempre consigo salvar uma foto…hehe..

    Ótimo post! ^^ o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Captcha loading...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.